Oficina de Fossa Biosséptica do NEA Jacareí acontece amanhã

O Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Fibria realiza amanhã, dia 23, das 9 às 16h, a Oficina de Fossa Biosséptica para ensinar a comunidade, universitários e empregados a construir um sistema de tratamento de esgoto sem a produção de resíduos poluentes.

De acordo com Samuel Protetti, consultor de permacultura – área que trabalha com sistemas ecológicos para garantir a sustentabilidade do ambiente -, a Fossa Biosséptica é um modelo de fácil aplicação para áreas sem saneamento básico. “Esse sistema transforma o esgoto em adubo para plantas, ou seja, não gera efluente e evita a poluição do solo, das águas superficiais e do lençol freático. É uma tecnologia socioambiental que pode ser replicada facilmente e com custos mínimos”, afirma Protetti.

Durante a oficina, os participantes vão aprender a construir o modelo que consiste basicamente em uma vala de alvenaria com diversas camadas de elementos porosos, como entulho de construção, blocos entre outros, e uma tubulação por onde passará o esgoto até ser transformado em adubo.

A analista de Meio Ambiente da Fibria, Camila Reggiani explica como funciona a Fossa Biosséptica. “Os resíduos humanos são decompostos por microorganismos sendo transformados em nutrientes, os quais são absorvidos pelas plantas e, respectivamente, eliminados como matéria orgânica e água”

Os interessados podem se inscrever pelos telefones (12) 2128-1643 e 2128-1656 ou enviar um e-mail para nea.jacarei@fibria.com.br. A oficina é gratuita e as vagas são limitadas.

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos oriundos da floresta. Com capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-venture com a Stora Enso.

Com ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR nível III na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), a Fibria tem 29,42% de sua composição acionária detida pela Votorantim Industrial S.A., 30,38% pela BNDESPAR e 40,20% de free-float no mercado financeiro.

 As informações da Assessoria de Imprensa da Fibria.

Comente