Núcleo de Educação Ambiental da Fibria celebra 10 anos de atuação

Diretoria do CIESP Jacareí também participou da cerimônia que comemorou os 10 anos de atuação do NEA – Núcleo de Educação Ambiental

No último dia 26, a Fibria reuniu mobilizadores sociais, líderes comunitários entre outros agentes da sociedade para comemorar os 10 anos de atividades do NEA – Núcleo de Educação Ambiental da Empresa. O evento resgatou a trajetória do centro que se firmou como prestador de serviços à comunidade, desenvolvendo atividades sociais, educativas e ecológicas.

Mais de 150 mil pessoas passaram pelo Núcleo ao longo dos últimos 10 anos. Neste período elas puderam participar de quase 300 atividades desenvolvidas em parceria com mais de 40 instituições como Prefeituras Municipais de Jacareí, São José dos Campos e Guararema, Sesi-SP, Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul, Ciesp dentre outras que contribuem para o sucesso das atividades.

“Alinhado à visão da Fibria de gerar lucro admirado e associado à conservação ambiental, observando a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida, o NEA abre as portas da empresa para contribuir na promoção de práticas coletivas para construção de valores socioculturais, conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas à conservação do ambiente”, afirma o consultor de Meio Ambiente da Fibria, Danilo Vergílio.

A comunidade participou do evento de comemoração.

Atividades - Algumas das práticas desenvolvidas pelo NEA merecem destaque, como a REAAL (Rede de Aprendizagem e Ação Local) e seus festivais, que acontecem desde 2013 para unir e incentivar a comunidade por meio de ações planejadas e desenvolvidas pelos próprios moradores.

Também chama a atenção o programa Visita de Cultura Sustentável, que tem como finalidade o atendimento a grupos de cursos técnicos, de graduação e pós-graduação para promover o conhecimento sobre as tecnologias sociais implantadas na região.

A Campanha de Resíduos Sólidos “O que eu tenho a ver com isso?”, desenvolvida em parceria coma Prefeitura Municipal de Jacareí e as escolas públicas Antonio José de Siqueira e José Eboli, é outro exemplo positivo do trabalho desenvolvido pelo NEA. “Os resultados são visíveis: nós conseguimos reduzir em 90% o descarte incorreto na região”, afirma Renato Arice, subprefeito de São Silvestre.

Além desses projetos, as ações do NEA facilitam uma série de melhorias na comunidade como a manutenção de parques, a criação de áreas de lazer, a criação de horta orgânica, espiral de ervas, telhado ecológico, reciclagem de óleo de cozinha, aproveitamento de água da chuva, construção de cisternas, oficinas artesanais, atividades especiais para as crianças entre outras.

 

As informações são da Assessoria de Imprensa da Fibria.

Agência Ciesp de Notícias

Comente