LAAD 2019: Avibras destaca parceria tecnológica e industrial com as Forças Armadas do Brasil

Empresa associada ao CIESP Jacareí destaca parceria realizada com o exército brasileiro

 

A Avibras Ind√ļstria Aeroespacial estar√° presente em mais uma edi√ß√£o da LAAD Defence & Security, que ser√° realizada de 2 a 5 abril no Riocentro, no Rio de Janeiro, considerada a mais importante feira de defesa e seguran√ßa da Am√©rica Latina. O estande da empresa ser√° o R-10, localizado no Hall 4. A companhia vai apresentar o seu vigor e sua capacidade tecnol√≥gica e industrial atrav√©s da s√≥lida parceria com as For√ßas Armadas do Brasil nos programas estrat√©gicos:

Astros 2020

O Sistema de Foguetes de Artilharia para Satura√ß√£o de √Ārea (ASTROS) √© adotado no Brasil pelo Ex√©rcito e pela Marinha, e pelas For√ßas Armadas de diversos pa√≠ses desde a d√©cada de 1980.

Viatura Astros

A Avibras, no √Ęmbito do Programa Estrat√©gico ASTROS 2020 do Ex√©rcito Brasileiro, que tem por objetivo ampliar a capacidade da For√ßa Terrestre Nacional com um sistema tecnologicamente superior, de alta refer√™ncia de desempenho e confiabilidade operacional, est√° desenvolvendo o M√≠ssil T√°tico de Cruzeiro, com tecnologia 100% nacional, desde a sua concep√ß√£o, projeto de engenharia, prot√≥tipos e fabrica√ß√£o. A empresa tamb√©m est√° industrializando novos batalh√Ķes na vers√£o MK-6, constitu√≠dos por viaturas lan√ßadoras, de comando e controle, meteorol√≥gicas, de apoio ao solo e remuniciadoras.

Mansup

No programa Mansup (Míssil Antinavio de Superfície), da Marinha do Brasil, a Avibras é responsável pelo Sistema Propulsivo (motor) e outros componentes e pela Montagem Final dos protótipos do míssil. O Mansup deverá equipar os futuros navios da esquadra da Marinha do Brasil.

A-Darter

A Avibras tamb√©m integra o programa binacional da FAB (For√ßa A√©rea Brasileira) entre o Brasil e a √Āfrica do Sul no desenvolvimento do m√≠ssil de combate a√©reo de 5¬™ gera√ß√£o A-Darter, que tem o prop√≥sito de equipar os novos ca√ßas Gripen da For√ßa A√©rea Brasileira.

Skyfire

A companhia também vai apresentar na feira o Sistema Skyfire (Sistema de Foguetes Ar-Terra de 70 mm e Superfície-Superfície), que faz parte do amplo portfólio de produtos de alto valor agregado desenvolvidos pela empresa.

Programa Espacial Brasileiro

Com sua expertise e pioneirismo no setor aeroespacial no desenvolvimento de solu√ß√Ķes tecnol√≥gicas nacionais, a Avibras destacar√° ainda a sua participa√ß√£o no Programa Espacial Brasileiro atrav√©s dos foguetes de treinamento B√°sico e Intermedi√°rio.

Atualmente a Avibras participa do desenvolvimento e da fabrica√ß√£o dos motores foguetes S50 do VLM-1 (Ve√≠culo Lan√ßador de Microssat√©lites) no √Ęmbito do Programa Nacional de atividades Espaciais da AEB (Ag√™ncia Espacial Brasileira).

A empresa tem competências próprias para integrar veículos lançadores para o Programa Espacial Brasileiro.

Inovação orientada a resultados

A Avibras est√° pr√≥xima de completar 60 anos de exist√™ncia com uma trajet√≥ria repleta de muitas realiza√ß√Ķes e supera√ß√£o de desafios.

Além de implantar novos métodos e processos de trabalho, a empresa está focada no esforço de vendas e no desenvolvimento de novos negócios. Desde 2016, a empresa vem implementando um processo de inovação orientado a resultados, criando as bases para o crescimento dos negócios da empresa.

No que tange à sua participação no Programa Espacial Brasileiro, a companhia está investindo na construção da fábrica para produção de PBHT (Polibutadieno Hidroxilado), insumo fundamental na produção de combustível sólido. Essa capacitação é imprescindível para os foguetes do novo Programa Espacial Brasileiro.

Trate-se de uma decisão de investimento estratégica para o Brasil e para a Avibras, fundamental para o resgate da soberania nacional na produção de combustível sólido e essencial para as atividades aeroespaciais.

Com o in√≠cio das opera√ß√Ķes previsto para o primeiro trimestre de 2020, a f√°brica estar√° capacitada para produzir at√© 2.200 toneladas de PBHT/ano.

Al√©m das aplica√ß√Ķes no mercado de Defesa e Aeroespacial, o PBHT possui v√°rias aplica√ß√Ķes como insumo no mercado civil, tais como isolantes, selantes adesivos, impermeabilizantes, encapsulamento, revestimentos, pel√≠culas, etc.

A Avibras tamb√©m inovou com a cria√ß√£o do EATI (Espa√ßo Avibras de Tecnologia e Inova√ß√£o) inaugurado em dezembro de 2018, no Parque Tecnol√≥gico de S√£o Jos√© dos Campos. O EATI foi concebido para atuar como a embaixada da Avibras para pesquisa, desenvolvimento e inova√ß√£o de produtos e solu√ß√Ķes nos polos Defesa, Espa√ßo e Seguran√ßa P√ļblica, em ambiente de parceria e de colabora√ß√£o com universidades, centros de pesquisa e empresas de bases tecnol√≥gicas similares.

A finalidade é assegurar a evolução da empresa desenvolvendo tecnologias estratégicas a novos produtos e negócios, com know how próprio, processos e ferramentas adequados que assegurem a sua perpetuidade.

Sobre a Avibras

A Avribras √© uma empresa de Tecnologia e Inova√ß√£o, com capacidade industrial √ļnica, 100% brasileira e reconhecida mundialmente pela excel√™ncia e pela qualidade de seus produtos e sistemas. Sua ess√™ncia √© ser inovadora e independente em tecnologias cr√≠ticas nas seguintes √°reas: Aeron√°utica, Espacial, Eletr√īnica, Veicular e de Defesa.

Com instala√ß√Ķes amplas e modernas localizadas no Vale do Para√≠ba, no estado de S√£o Paulo, principal polo de tecnologia aeroespacial do Brasil, a Avibras cria diferenciais competitivos de qualidade e inova√ß√£o, fundamentais para manter-se como grande player no mercado mundial de Defesa.

Com mais de 50 anos de atuação, a empresa consolidou-se como provedora de desenvolvimento ao conduzir negócios de modo a gerar valor a clientes, acionistas e sociedade de forma sustentável. A Avibras está entre as 100 maiores empresas exportadoras do Brasil e tem orgulho de integrar a Base Industrial Estratégica de Defesa Brasileira.

 

Com informa√ß√Ķes da Assessoria de Imprensa da Avibras

Comente