Indústria regional fecha postos de trabalho em fevereiro

Segundo pesquisa realizada pelo CIESP e pela FIESP, a indústria regional sente tendência nacional e fecha o mês com retração de 0,12%

O nível de emprego industrial na Diretoria Regional do CIESP em Jacareí (região composta por três municípios) apresentou resultado negativo em fevereiro de 2016. A variação ficou em -0,12%, o que significou uma queda de aproximadamente 10 postos de trabalho.

No ano, temos um acumulado de -6,82%, representando uma queda de aproximadamente 800 postos de trabalho. Nos últimos 12 meses, o acumulado é de -20,06%, representando uma queda de aproximadamente 2800 postos de trabalho.

O índice de emprego industrial foi influenciado pelas variações negativas dos setores de Máquinas e equipamentos (-8,58%); Bebidas (-1,78%); Celulose, Papel e Produtos de Papel (-0,69%) e Produtos Têxteis (-0,16%), que foram os setores que mais influenciaram o cálculo do índice total da região.

Opinião

Para o diretor do CIESP Jacareí, Ricardo Esper, a retração do emprego na indústria é reflexo do cenário de instabilidade e incerteza que contaminou a economia do país.

“A incerteza sobre os rumos da política econômica, bem como a falta de credibilidade do país frente ao descrédito enfrentado pelo governo federal contaminou vários setores da economia nacional. O comércio apresentou forte retração neste início de ano; sem consumo não há encomendas e sem elas não há produção”, comentou.

Willian Martins, Agência Ciesp de Notícias

Comente