Indústria regional esboça leve recuperação em maio

Segundo pesquisa da FIESP e do CIESP, a indústria da região apresentou leve crescimento no número de contratações

 

O nível de emprego industrial na Diretoria Regional do CIESP em Jacareí (região composta por três municípios) apresentou resultado praticamente estável em maio de 2017. A variação ficou em 0,07%, o que significou um pequeno aumento de aproximadamente 10 postos de trabalho.

No ano, temos uma cumulado de 1,45%, representando um aumento de aproximadamente 200 postos de trabalho. Nos últimos 12 meses, o acumulado é de 0,35%, representando uma queda de 50 postos de trabalho.

O nível de emprego industrial na Diretoria Regional do CIESP em Jacareí no mês de maio de 2017 foi influenciado pelas variações positivas de Outros Equipamentos de Transportes (1,47%) e Produtos Têxteis (0,82%), que foram os setores que mais influenciaram o cálculo do indicador total da região. O resultado só não foi melhor devido às variações negativas dos setores de Produtos de Metal, exceto Máquinas e Equipamentos (-0,97%) e Bebidas (-0,29%), que também influenciaram o cálculo do indicador.

Opinião

Na avaliação do diretor do CIESP Jacareí, Ricardo Esper, ainda é notório os efeitos da recessão econômica no setor industrial e, por isso, uma grande oscilação de um mês para outro.

“Verifica-se que há meses em que há geração de empregos, ainda que tímida, e em outros há retração no mercado de trabalho do setor industrial. Isso ocorre, majoritariamente, em função dos efeitos nocivos da recessão econômica, visto que o consumo ainda está muito aquém do necessário e sem consumo não há demanda nas fábricas”, comenta.

Segundo Esper, é indispensável que o Congresso Nacional dê continuidade às votações das reformas, a fim de tornar mais célere a geração de emprego e o crescimento do PIB.

Willian Martins, Agência Ciesp de Notícias.

Comente