Indústria regional demite em outubro

Segundo pesquisa realizada pelo CIESP e pelo FIESP a indústria regional promoveu demissões em  outubro, com redução de 1,68%.

 

O nível de emprego industrial na Diretoria Regional do CIESP em Jacareí (região composta por três municípios) apresentou resultado negativo no mês de outubro de 2017. A variação ficou em -1,68%, o que significou uma queda de aproximadamente 200 postos de trabalho.

No ano, temos um acumulado de -5,19%, representando uma queda de aproximadamente 650 postos de trabalho. Nos últimos 12 meses, o acumulado é de -4,90%, representando uma queda de aproximadamente 650 postos de trabalho.

O nível de emprego industrial na Diretoria Regional do CIESP em Jacareí no mês de outubro de 2017 foi influenciado pelas variações negativas de Confecção de Artigos do Vestuário e Acessórios (-40%); Produtos Químicos (-0,26%) e Outros Equipamentos de Transporte (-0,32%), que foram os setores que mais influenciaram o cálculo do indicador total da região.

Opinião

Para o diretor do CIESP Jacareí, Ricardo Esper, a variação negativa no setor industrial é resultado da recessão econômica, no qual a indústria foi duramente atingida.

“A economia brasileira dá sinais de recuperação e a indústria, de maneira geral, retoma sua confiança e seus investimentos. Ocorre, entretanto, que levará certo tempo para os índices de empregos retomarem seus patamares originais positivos”, comentou.

Segundo Esper a tendência é que a indústria volte a contratar a partir de dezembro e que, conforme a economia volte a crescer, os empregos também voltem de forma gradual e contínua.

“Acreditamos que em dezembro o saldo de empregos seja positiva e que permaneça assim nos meses seguintes, com uma ou outra variação, o que é comum”, completou.

Willian Martins, Agência Ciesp de Notícias.

Comente