Fundação Dom Cabral firma parcerias com empresas regionais

Escola de negócios oferece soluções que atendem ao universo dos negócios

 

Atuando no Vale do Paraíba desde dezembro de 2013, a escola de negócios Fundação Dom Cabral, por meio da associada regional CMP Consultoria, assinou em menos de seis meses 15 convênios com empresas parceiras – número superior à média registrada nas outras regiões no país. A escola de negócios tem um padrão de atuação internacional para o desenvolvimento e a capacitação de executivos, empresários e gestores públicos. Em 2014, a FDC foi classificada como a melhor escola de negócios da América Latina segundo o ranking de educação executiva do jornal Financial Times.

Um dos programas oferecidos pela FDC é o PAEX – Parceiros para a Excelência – que contempla o Programa de Desenvolvimento de Dirigentes (PDD), de formação de executivos, com ênfase na implementação dos instrumentos de gestão e na qualidade empresarial. O programa dura 96 horas e é composto por seis módulos com ênfase em Estratégia, Marketing e Vendas, Finanças, Pessoas, Processos e Projetos.

Para compartilhar suas experiências empresariais, dirigentes e presidentes que integram o PDD formam a rede Parceiros pela Excelência (PAEX), que preconiza o desenvolvimento conjunto de planejamento estratégico, melhoria de processos, intercâmbio dos empresários e dirigentes e o acompanhamento de resultados e indicadores. Encontro trimestrais auxiliam a reavaliar os modelos de gestão, colocar em prática ferramentas gerenciais e estratégicas, de modo a alcançar os melhores resultados de forma integrada.

Para o proprietário da Proeletronic, Alexandre Trindade, o PAEX é uma excelente oportunidade de fazer networking, adquirir ideias novas e refletir melhor sobre o mercado. “A troca de experiências é bastante útil, aprendemos muito com o relato de cases ou situações difíceis compartilhadas pelas empresas nos encontros, isso nos dá mais segurança para tomar decisões”, afirma. Há 22 anos no mercado, a Proeletronic é referência nacional e internacional em tecnologia e soluções para TV Digital, Celular e Internet.

A Rede Simpatia – lojas de supermercados em Caçapava – também procurou a Fundação Dom Cabral ao reestruturar a empresa. Gustavo Torres, sócio proprietário da rede, conta que, depois de meses de trabalho em conjunto, a empresa adquiriu uma nova visão de futuro. “Percebemos que estamos começando a mudar a nossa cultura de gestão e esperamos colher os resultados disso em um ano, refletidos na profissionalização e na organização do nosso trabalho”, afirma. Parceira do PAEX desde o começo do ano, a Rede Simpatia vai inaugurar em agosto a sexta loja na cidade. “Somos uma empresa familiar que está crescendo e precisávamos mudar a nossa visão de negócio”, enfatiza Torres.

Em 2014 já aconteceram duas reuniões de Dirigentes e Comitê de Presidentes da Rede “Parceiros para a Excelência” no Vale do Paraíba, nos meses de fevereiro e maio. Integram este grupo representantes de empresas como Compsis, Unimed, Greatek, Friuli, Rede Simpatia, Penido, Prolind, Archo, entre outras.

Próximos passos

De olho na longevidade dos negócios familiares, a Fundação Dom Cabral também trará para São José dos Campos a Parceria para o Desenvolvimento do Acionista e da Família Empresária (PDA). O programa desenvolve a maturidade e uma linguagem comum entre os membros da companhia, colaborando para a preservação do patrimônio e a continuidade das relações familiares. Atuais e futuros acionistas da empresa familiar são envolvidos no processo que vai do diagnóstico ao acompanhamento da implantação do plano estratégico familiar.

Para Adalberto Morales, Diretor Geral da PROLIND Industrial, empresa de engenharia, produção e comercialização de soluções em alumínio e aço, com matriz em São José dos Campos, visão empreendedora, intuição, persistência e paixão são os pontos fortes do fundador. O que falta, muitas vezes, é a gestão estruturada dos negócios para garantir o crescimento sustentável.

“Com a solicitação de meu filho para trabalhar na empresa e a necessidade de planejar a minha sucessão – via herdeiros ou executivos de mercado – procuramos a Fundação Dom Cabral e iniciamos o programa PDA com toda a família – minha esposa, meus dois filhos e eu, com o objetivo de inseri-los no mundo empresarial, obtendo uma metodologia estruturada de gestão e a definição clara do negócio, da família e da propriedade”, conta o empresário, que comemora os bons resultados.

“Finalizamos o curso em 16 meses e já implantamos a Governança Corporativa, a constituição do acordo de acionistas – com regras e obrigações para que todos preservem a harmonia familiar e protejam o negócio e a propriedade – além de discernir a aptidão de cada um, para que todos trabalhem nas áreas que se sintam mais confortáveis, garantindo a perenidade de nossa empresa”, finaliza.

Da região, a Oscar Calçados também é uma das parceiras do PDA. A Fundação Dom Cabral tem sido procurada por diversas empresas e famílias para o programa.

As empresas interessadas em participar dos programas da Fundação Dom Cabral devem entrar em contato por meio do telefone (12) 3206-8401 ou enviar um e-mail para contato@cmpconsultoria.com.br

 

As informações são da assessoria de imprensa da Fundação Dom Cabral

Agência Ciesp de Notícias

Comente