Cresce o emprego na indústria regional

Indústria da região esboça recuperação e gera empregos em abril

O nível de emprego industrial na Diretoria Regional do CIESP em Jacareí (região composta por três municípios) apresentou resultado positivo no mês de abril de 2016. A variação ficou em 0,69%, o que significou um aumento de aproximadamente 100 postos de trabalho.

No ano, temos um acumulado de -6,28%, representando uma queda de aproximadamente 2300 postos de trabalho.

O índice do nível de emprego industrial na Diretoria Regional do CIESP em Jacareí foi influenciado pelas variações positivas dos setores de Produtos de Metal, exceto Máquinas e Equipamentos (4,37%); Celulose, Papel e Produtos de Papel (1,04%); Produtos de Minerais Não-Metálicos (0,38%) e Máquinas e Equipamentos (0,65%), que foram os setores que mais influenciaram o cálculo do índice total da região.

Opinião

Para o diretor do CIESP Jacareí, Ricardo Esper, o aumento no número de contratações no anima e mostra que a atividade econômica está, aos poucos, voltando à normalidade. Porém, é preciso cautela quando se analisa os dados.

Na MR-9, macrorregião que tem Taubaté, Mogi das Cruzes e São José dos Campos a região de Jacareí foi a única a apresentar saldo positivo em abril. Talvez a elevação seja algo temporário, visto que ainda sentimos os efeitos da crise econômica, mas, em todo caso, não deixa de ser uma ótima notícia.

Segundo Esper, o CIESP tem acompanhado de perto os problemas enfrentados pelo setor produtivo e, dentro do possível, busca auxiliar o empresariado.

“Promovemos reuniões de negócios com frequência, justamente para melhorar esse ambiente de desânimo e incerteza econômica. Acreditamos que novos e bons tempos estão por vir, mas estaremos firmes contra medidas que resultem em aumento de carga tributária ou custo produtivo”, concluiu.

Willian Martins, Agência Ciesp de Notícia.

Comente